Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3698
Título: Arte em vídeo: vídeoarte? – As possíveis definições de vídeoarte e videoartista na contemporaneidade
Autor(es): Bitencourt, Matheus Abel Lima de
Orientador(es): Coelho, Tiago da Silva
Palavras-chave: Vídeo na arte
Arte conceitual
Mídia
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Intitulada “Arte em vídeo – videoarte? As possíveis definições de videoarte e videoartista na contemporaneidade”, este Trabalho de Conclusão de Curso encaixa-se na linha de pesquisa de Processos e Poéticas: Linguagens, inserida no Curso de Artes Visuais bacharelado. Tem-se como problema de pesquisa, o que impossibilitou a definição da videoarte na contemporaneidade?. Por meio desta questão central, busco possíveis causas que tenham provocado transtorno dentro do cenário de vídeo na Arte. Além deste problema, trago as seguintes questões norteadoras: “qual o espaço da videoarte dentro da Arte Contemporânea?” e “o que define um videoartista hoje e, logo, sua produção, como artista e arte contemporâneos, respectivamente?”. Com estas, busco situar o videoartista e sua produção dentro do período que conhecemos como Arte Contemporânea. Apoio-me em autores como RUSH (2006), SALLES (2009), FARTHING (2010), e FREIRE (2014). Desenvolvo uma produção em vídeo que dialoga com a escrita, e teve o artista americano John Baldessari como inspiração. Ao final, trago considerações que pude constatar durante todo o processo de pesquisa.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3698
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Abel Lima de Bitencourt.pdfTCC1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.