Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2991
Título: Abordagens sobre religiosidade na guerra do contestado
Autor(es): Borges, Aline Frassetto
Orientador(es): Osório, Paulo Sérgio
Palavras-chave: Guerra do Contestado
Religiosidade
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciado e Bacharel no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Esse trabalho tem como finalidade fazer uma análise historiográfica das obras de Marli Auras, “Guerra do Contestado: A Organização da Irmandade Cabocla”; Oswaldo Rodrigues Cabral “A Campanha do Contestado” e Mauricio Vinhas de Queiroz “Messianismo e conflito social (A Guerra sertaneja do Contestado: 1912 – 1916)”, retratando a religiosidade como ponto central, que acabou em uma impensável guerra nos sertões catarinense, veio a tona o surto de fanatismo religioso, adeptos ao monge José Maria. Os caboclos consideravam a república usurpadora e adotavam o ideal comunitário de vida, defendendo um mundo fraterno. O domínio dos grandes coronéis, a expulsão de posseiros que lutavam pelo direito da terra, deflagrando no conflito.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2991
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE FRASSETTO BORGES.pdfTCC316,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.