Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2351
Título: Planejamento financeiro pessoal : estudo junto aos acadêmicos concluintes dos cursos de Administração e Comércio Exterior da UNESC – Criciúma - SC
Autor(es): Cardoso, Marina
Orientador(es): Souza, Abel Corrêa de
Palavras-chave: Finanças pessoais
Planejamento financeiro
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Administração da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do Grau de Bacharel em Administração.
Resumo: Este estudo tem como objetivo conhecer o nível de planejamento financeiro pessoal dos jovens profissionais, com foco nos concluintes dos cursos de graduação em administração e comércio exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense –UNESC, localizada na cidade de Criciúma/SC. Foi utilizada a pesquisa descritiva. Com um questionário estruturado com 34 perguntas. A Coleta de dados realizada no mês de abril de 2013 nas dependências da Universidade, com um erro amostral de 10%. A população total foi de 70 formandos com uma amostra pesquisada de 42 acadêmicos. Na análise percebeu-se que os acadêmicos não possuem grande volume de dívidas a longo prazo, porém não apresentam cultura de poupança, o que pode ser um grave problema no que se trata do futuro financeiro dos mesmos. A grande maioria dos acadêmicos afirma que a falta de poupança ocorre por não conseguir separar de sua renda, recursos que possam ser poupados e apresentaram lazer roupas e educação como principais itens que comprometem o orçamento pessoal. Recomendou-se uma pesquisa com uma população mais abrangente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2351
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ADM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Cardoso.pdfArtigo490,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.