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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRieth, João Luís Silva
dc.contributor.authorAcosta, Santiago Alarcón
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2014-05-14T22:45:23Z
dc.date.available2014-05-14T22:45:23Z
dc.date.created2013-12
dc.date.issued2014-05-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/2253
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de Artes Visuais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em um estudo teórico-prático sobre um projeto de piso cerâmico a partir de iconografias indígenas pré-colombinas colombianas e tem como objetivo a formulação de novas propostas inspiradas nestas culturas, visando contribuir para a inovação neste tipo de mercado. O trabalho resulta do estágio prático realizado na empresa Esmalglass do Brasil – Itaca Grupo e das reflexões teóricas engendradas durante o percurso acadêmico. Será apresentada, inicialmente, uma reflexão sobre o estado da arte e o papel do designer no mundo contemporâneo. O problema de pesquisa, então, consiste em que o fator competitivo gera uma contradição para o designer o qual deve estar atento as novas tecnologias a fim de gerar tal competitividade e, ao mesmo tempo, ter a preocupação ética de proteger o patrimônio cultural e as culturas locais e regionais, para, com isso, trazer um referencial para a área de desenvolvimento de peças cerâmicas e satisfazer o usuário que busca um novo produto com novos apelos. Esse apelo, nesse caso, seria a exigência do consumidor referente ao produto: que não seja somente um clichê, mas um produto que, além de sua funcionalidade, traga um apelo simbólico identificador de sua cultura. Para isso, apresentar-se-á, por meio de alguns autores, como Baudrillard (1969), trazendo que cada objeto tem a imanência da cultura, ou seja, o objeto ou o produto trazem, intrínsecos, o apelo simbólico do contexto cultural. A metodologia utilizada é o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisas documentais, estudos bibliográficos e do conhecimento prévio sobre as culturas indígenas pré-colombinas colombianas. A análise dos dados foi realizada por meio da interpretação iconográfica das imagens das culturas citadas e da formulação de propostas concretas de design para piso cerâmico. Foram apresentadas seis propostas baseadas nas culturas pré-colombinas colombianas. Com o resultado, acredita-se que o trabalho alcançou seus objetivos. A conclusão que se chega é a de que a diferenciação no mercado de piso cerâmico pode ser ampliada, valorizando-se a contribuição de culturas tradicionais, locais e regionais, levando-se em conta o sentido estético e o simbolismo dessas culturas, conduzindo, desse modo, a uma nova concepção de design mais contemporâneo e, com isso, possibilitando abrir uma nova perspectiva para o mercado atual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectCerâmicapt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleA diferenciação do mercado de pisos cerâmicos a partir de iconografias indígenas pré-colombinas colombianaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

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