Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2241
Título: Gestão portuária : o modelo adotado pelo Terminal Portuário de Itapoá – Santa Catarina
Autor(es): Pereira, Sani Serafim
Orientador(es): Zilli, Júlio César de Farias
Palavras-chave: Terminal Portuário de Itapoá (SC)
Gestão portuária
Descrição: Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração com Linha de Formação Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A Lei de Modernização dos Portos nr. 8630/1993 oportunizou a iniciativa privada o investimento e a participar na gestão nos portos brasileiros, possibilitando uma maior modernização da infraestrutura portuária nacional. Nesse sentido a pesquisa objetivou apresentar o modelo de gestão adotado pelo Terminal Portuário de Itapoá, localizado no município de Itapoá – SC. Desta forma, a pesquisa enquadrou-se como descritiva e quantos aos meios de investigação como bibliográfica e de campo. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica qualitativa por meio de uma entrevista em profundidade junto ao assessor executivo do terminal em estudo por meio de um roteiro semiestruturado. Constatou-se que o Terminal Portuário de Itapoá foi uma ótima idéia, diante dos gargalos que o Brasil se encontra. Pode-se dizer que é o terminal portuário modelo em referência para outros portos desde gestão até sua superestrutura que é de primeiro mundo. Sendo assim, esta é uma prova de que os investimentos só geram dinamismo no setor se o poder público tivesse uma ótica da importância da infraestrutura do país.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2241
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ACE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sani Serafim Pereira.pdfTCC1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.