Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/164
Título: Regulações posturais relacionadas ao uso de microcomputadores no trabalho administrativo: relações com sintomatologia e disfunção da coluna cervical
Autor(es): Capita Luís, Berta da Conceição
Orientador(es): Longen, Willians Cassiano
Co-orientador: Scarsi, Cristiane Nascimento
Palavras-chave: Postura
Distúrbios da postura
Biomecânica postural
Uso de computadores
Descrição: Trabalho de conclusão de curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As regulações psicofisiológicas adotadas repetidamente ao longo de anos pode afetar a condição de saúde funcional dos que trabalham. OBJETIVO: Identificar as relações entre a biomecânica postural no uso de microcomputadores no trabalho administrativo e disfunções da coluna cervical. MATERIAIS E MÉTODOS: Este foi um estudo transversal, descritivo e quantitativo, envolvendo a avaliação de parâmetros biomecânicos e funcionais da coluna cervical. Como instrumento de pesquisa foi utilizado Cervical Spine Functional Questionaire; Check List Ergonômico de Couto®; câmera digital; Luxímetro e Decibelímetro. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 36 secretárias dos cursos de graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, todas do sexo feminino. Os diferentes setores foram agrupados por Unidades Acadêmicas. Pode-se constatar que nenhuma Unidade apresentou os valores considerados ergonomicamente ideais para atividades que envolvam leitura e interpretação de documentos, bem como, uso de computadores. CONCLUSÃO: Foi possível identificar condições ergonômicas desfavoráveis e no instrumento eleito neste estudo para a coluna cervical a condição funcional apresentou escores aceitáveis. A relação entre os fatores ambientais ruído e iluminação com a funcionalidade cervical foi pouco significativa, embora ambos os aspectos tenham se mostrado fora dos valores referenciais para o tipo de atividade realizada. Ao considerar que as condições de trabalho não estão ergonomicamente adequadas e que paradoxalmente a condição funcional do segmento cervical da coluna ainda é boa, pode-se inferir que estas profissionais conseguem atingir regulações individuais que lhes permitem manter-se em condição favorável para o trabalho.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/164
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Berta da Conceição Capita Luís.pdfTCC3,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.