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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Joni Marcio de-
dc.contributor.authorMaggi, Rosana Mengue-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2013-04-10T12:40:12Z-
dc.date.available2013-04-10T12:40:12Z-
dc.date.created2012-
dc.date.issued2013-04-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/1563-
dc.descriptionMonografia do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde Coletiva, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, para obtenção do título de Especialista na Modalidade de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família.pt_BR
dc.description.abstractA prática regular de atividade física representa um dos componentes mais importantes na adoção de um estilo de vida saudável, entretanto profissionais da área da saúde e comunidade científica vem se preocupando com a alta prevalência de inatividade física observada nas diversas fases da vida. Há necessidade de criar estratégias e propostas que incentivem o estilo de vida ativo nas unidades de saúde, na perspectiva de que o indivíduo adquira comportamentos preventivos relacionados a sua saúde. Desta forma o estudo teve como objetivo verificar a contribuição de uma estratégia lúdica para promoção de um estilo de vida saudável em diferentes populações. A pesquisa foi descritiva de caso, com abordagem quanti-qualitativa. Participaram do estudo cinco grupos: crianças (G1), adultos (G2), idosos (G3), adultos com obesidade (G4) e adultos com hipertensão arterial sistêmica (G5, usuários do sistema de saúde e pertencentes a uma unidade básica de saúde do município de Criciúma, Santa Catarina. A coleta de dados aconteceu após a intervenção do jogo, através de uma entrevista com grupos focais e preenchimento pelo próprio participante dos instrumentos: Critério de Classificação Econômica Brasil APEB, Estágio de Mudança de Comportamento para a Atividade Física e Escala de Motivação para a participação contínua no jogo. Os dados qualitativos foram analisados através da técnica de análise de conteúdo e os dados quantitativos tabulados pelo pacote estatístico SPSS 17.0. Para os resultados sobre a concepção de ser saudável, foram encontradas respostas: consideram-se saudáveis, não se consideram saudáveis e os que não conseguiram estabelecer o posicionamento em ser ou não saudável. De um modo geral a saúde é reconhecida com uma visão multifatorial como: a prática do exercício físico, alimentação saudável e adequada, relacionamentos pessoais, enfrentamentos da vida, uso correto de medicamentos, espiritualidade, sono, e realização de exames preventivos. Com relação ao jogo, a percepção entre os grupos foi positiva, relatando que o jogo possui um aspecto motivacional importante, que influencia na mudança de comportamento e por contribuir na produção do conhecimento em saúde, demonstrando também elementos motivacionais para a prática contínua do jogo principalmente relacionado a saúde e a motivação pessoal. Conclui-se que o jogo “MovimentAção” demonstrou ser uma estratégia inovadora para promoção do estilo de vida saudável e ativo em diferentes populações, sendo de fácil realização e baixo custo, podendo desta forma ser utilizado como uma metodologia para mudança de comportamento de usuários do Sistema Único de Saúde, necessitando somente de profissionais com conhecimento sobre o cenário de práticas e do estágio para progressão no jogo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstilo de vidapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectMudança de comportamentopt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)pt_BR
dc.titleEstratégia para promoção do estilo de vida ativo em usuários do sistema único de saúdept_BR
dc.typeMonografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensupt_BR
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