Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1483
Título: Tipos de suplementos mais utilizados por praticantes de musculação, de uma academia da cidade de Criciúma – SC
Autor(es): Mendes, Lenon Batista
Orientador(es): Alvarez, Bárbara Regina
Palavras-chave: Academias de musculação
Suplementos
Carboidratos
Proteínas
Aminoácidos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Introdução Atualmente, é notável o crescimento do número de praticantes de musculação. A maioria dos indivíduos busca a melhora de sua performance e, para alcançar tal resultado, muitos buscam ajuda em suplementos. Alguns os utilizam por não terem uma alimentação adequada, enquanto outros visam obter seus objetivos de forma mais rápida. Objetivo geral: Apresentar os tipos de suplementos nutricionais utilizados pelos praticantes de musculação de uma academia da região central da Cidade de Criciúma – SC, como objetivos específicos: descrever as características daqueles que utilizam suplementos alimentares; esclarecer os motivos que levam os indivíduos ao consumo de suplementos alimentares; identificar os tipos de suplementos utilizados pelos praticantes de musculação. Metodologia Este estudo fora elaborado por uma pesquisa descritiva exploratória, caracterizada por pesquisa de campo, cuja finalidade é avaliar quais são os suplementos mais ingeridos pelos alunos, de uma academia da região central da Cidade de Criciúma – SC. Fizeram parte da amostra 39 sujeitos, de ambos os sexos, com idade média de 27 anos (16 e 55 anos). O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário, aplicado em forma de entrevista. Resultados: Entre os 39 entrevistados, a maioria é do sexo masculino (66,7%), com idades entre 16 e 25 anos (41%), solteiros (79,5%) e com Ensino Médio completo ou Ensino Superior incompleto (56,4%). As mulheres representam 33,3% dos pesquisados. Pessoas casadas correspondem a 20,5% dos entrevistados. Adolescentes, entre 16 e 17 anos, representam 20,5% dos praticantes de musculação. Jovens e adultos, entre 26 a 35 anos, somam 25,6%; adultos, acima de 36 anos representam apenas 12,8% dos praticantes. Destes 20% possuem o Ensino Fundamental completo ou Ensino Médio incompleto; 12,8% já concluíram o Ensino Superior; 7,7% são pós-graduados e apenas 2,6% possuem Ensino Fundamental incompleto. A maioria dos indivíduos, que corresponde a 51% dos entrevistados, ingere proteínas, em especial a Whey Protein. Em seguida, aparecem os carboidratos, ingeridos por 26% pesquisados e os aminoácidos, tomados por 23% dos praticantes de musculação. As bebidas isotônicas são utilizadas por apenas 05 pessoas. Dentre estas, 04 preferem tomar Gatorade e 01 (uma) PowerAde. Dos entrevistados, 30,8% relataram ter interesse, especificamente, em estética, saúde e hipertrofia; 17,9% em ganho de força e resistência física. No entanto, a maioria, ou seja, 51,3% dos entrevistados, assinalou duas ou mais alternativas antagônicas. Conclusão: Concluiu-se que a maior parte dos pesquisados dá preferência às proteínas, em especial a Whey Protein, alternativa escolhida por 51% dos entrevistados. Em seguida, aparecem os carboidratos, ingeridos por 26% pesquisados, e os aminoácidos, tomados por 23% praticantes de musculação. Muitos dos entrevistados tomam dois ou mais suplementos, a maioria os utilizam para chegar aos seus objetivos de forma mais rápida.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1483
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EDF Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lenon Batista Mendes.pdfTCC415,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.