Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1403
Título: O museu histórico Augusto Casagrande e o ensino da arte
Autor(es): Silva, Nádia Candiotto Casagrande da
Orientador(es): Baumer, Édina Regina
Palavras-chave: Ensino da arte
Cultura
Museus de arte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciada no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso insere-se na linha de pesquisa Educação e Arte do curso de Artes Visuais – Licenciatura da UNESC. Realizou-se no período de agosto a novembro de 2012. Teve como tema: O Museu Histórico Augusto Casagrande e o Ensino da Arte. A pesquisa traz como objetivo entender se os professores vêem os espaços museais como metodologia de ensino nas aulas de artes e o que essa relação pode acrescentar no desenvolvimento crítico e cultural da criança e do adolescente. A problemática instiga a compreender a relação entre museu e educação e de que forma podemos trabalhar o ensino da arte nesse espaço, bem como se os professores estão preparados para desenvolver trabalhos voltados às experiências de contato com a cultura, arte e história da sua região. Interrogamos também o que essas visitas podem proporcionar tanto para os alunos quanto para os professores e se os professores tem algum apoio da Secretaria de Educação do Município para realizá-las. Pensando nisso, formulo o problema deste estudo perguntando: os professores de arte realizam visitas ao Museu Augusto Casagrande com seus alunos como metodologia no ensino de artes? É uma pesquisa básica e foi escolhida a abordagem qualitativa como opção metodológica. Apresenta uma pesquisa de campo fundamentada em referenciais teóricos que tratam dos temas: museu, cultura e educação. Para a coleta dos dados foram feitos questionários direcionados aos professores de arte da rede pública de ensino que permitiram constatar como ocorre, na prática, o ensino de artes em museus ou a partir de visitas a espaços como esse. Investigamos também qual importância de incluir esses espaços nas aulas de arte. Os resultados mostram que os professores consideram importante a inserção dos espaços museais nas aulas de arte mas eles não se sentem preparados. Falta formação. A conclusão é que não basta o desejo e a disposição dos professores: é preciso ter apoio institucional para motivá-los na busca por ações educacionais voltadas para os museus.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1403
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nádia Candiotto Casagrande da Silva.pdfTCC2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.