Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11938
Título: Protótipo de aplicativo mobile para monitoramento de embarque e desembarque de estudantes no transporte escolar universitário
Autor(es): Silva, Maurício Miguel da
Orientador(es): Inocêncio, Marcel Campos
Palavras-chave: Controle de presença
Transporte escolar
QR Code
React Native (Framework)
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho apresenta um protótipo de sistema para controle de presença de alunos no transporte escolar, utilizando a leitura de QR Code, com o objetivo de melhorar a segurança no monitoramento dos alunos durante o transporte. O sistema foi desenvolvido para dispositivos Android, utilizando React Native e Expo SDK, integrado com um banco de dados MySQL e a plataforma Firebase para o envio de notificações. Testes realizados em ambiente simulado mostraram que o protótipo é funcional, proporcionando uma leitura rápida e precisa do QR Code, com um tempo médio de 2 segundos para o registro de cada aluno. O sistema também foi capaz de enviar notificações em tempo real para os responsáveis, garantindo o acompanhamento contínuo. No entanto, foram identificadas limitações, como a dependência do sistema operacional Android e a necessidade de conexão com a internet para o envio das notificações. Futuras melhorias incluem a expansão para outras plataformas e o desenvolvimento de funcionalidades para operar offline.
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11938
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (COM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mauricio Miguel da Silva.pdfTCC342,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.