Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11705
Título: Vinícolas dos vales da uva Goethe no minicípio de Urussanga, SC: sustentabilidade como oportunidade de negócio no enoturismo
Autor(es): Madeira, Volmar
Orientador(es): Zocche, Jairo José
Palavras-chave: Enoturismo
Vinho e vinificação – Urussanga (SC)
Regiões vinícolas – Urussanga (SC)
Vales da Uva Goethe
Desenvolvimento Sustentável
Vitivinicultura
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Ambientais.
Resumo: O enoturismo é o conjunto de atividades desenvolvidas em torno do produto vinho e da uva, envolvendo tanto sua produção (vitivinicultura), como sua comercialização (vinicultura). Combina atividades econômicas e turísticas e se encontra intimamente relacionado à sustentabilidade. A sustentabilidade, por sua vez, é o reflexo existente entre o homem e o ambiente, sobretudo, no que diz respeito às ações capazes de influenciar a relação entre o ambiente e o desenvolvimento econômico. O objetivo do estudo foi avaliar a sustentabilidade de vinícolas dos Vales da Uva Goethe no município de Urussanga, SC e o potencial para a promoção do enoturismo. Nesta avaliação foi considerando o contexto do surgimento e o perfil das vinícolas, a sustentabilidade econômica, ambiental e social no aspecto individual e no grupo das empresas, bem como a contribuição delas para o enoturismo, ao ser destacado as fragilidades e potencialidades das vinícolas em relação a sustentabilidade. O protocolo de coleta e análise dos dados pode ser classificado como uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Para tanto, realizou-se um estudo multicaso, envolvendo as quatro vinícolas que atuam no município. Os dados foram obtidos utilizando-se pesquisa documental e conversas informais com os administradores por meio da aplicação de um roteiro de coleta de dados adaptado do Grid de Sustentabilidade Empresarial (GSE). O roteiro foi composto por três blocos de questões com perguntas abertas, relativas à caracterização da empresa e à atividade enoturística, e perguntas fechadas, relacionadas aos indicadores de sustentabilidade. A sustentabilidade foi quantitativamente mensurada, a partir da aplicação de escala Likert, nas dimensões ambientais, econômicas e sociais. Os resultados indicaram que há falta de percepção quanto à efetividade dos usos dos indicadores de sustentabilidade para alavancar o crescimento da atividade do enoturismo, pois as práticas atuais (ou a falta), não conduzem à realização das ações necessárias para melhoria das dimensões de sustentabilidade, tanto a médio quanto a longo prazo. Concluiu-se que o município tem potencial para a consolidação cada vez mais efetiva do enoturismo, no entanto, as empresas necessitam adotar práticas sustentáveis, em todas as dimensões, visto que são ações capazes de gerar mecanismos promotores de fomentos à atividade enoturística.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11705
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Volmar Madeira.pdfDissertação1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.