Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1167
Título: Recuperação ambiental das dunas frontais de um trecho da Praia de Morro dos Conventos, Araranguá (sc)
Autor(es): Scussel, Cristiane
Orientador(es): Costa, Samuel
Palavras-chave: Dunas
Problemas ambientais
Recuperação ambiental
Descrição: Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para obtenção do título de especialista em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais.
Resumo: As dunas formam uma paisagem costeira belíssima, além de servir como abrigo para várias espécies da flora e da fauna, recarregar o lençol freático e formarem barreira natural contra as ressacas do mar. Porém, ações antrópicas como extração mineral ilegal de areias, invasões e plantios de espécies exóticas, pisoteios excessivos, tráfego de veículos, parcelamento do solo, assentamentos irregulares, deposição de resíduos urbanos e industriais, esgotos, turismo desordenado, vêm destruindo esse ecossistema. Vários projetos de recuperação de dunas estão sendo desenvolvidos com intuito de recuperar esses ambientes. Desta forma, esta pesquisa objetivou elaborar uma proposta de recuperação ambiental das dunas frontais presentes em um trecho da praia de Morro dos Conventos, Araranguá (SC). Foram realizadas visitas ao local a ser recuperado para realizar o levantamento dos problemas ambientais da área e a escolha das técnicas utilizadas no processo de recuperação. A atividade antrópica, a prática de atividades motorizadas, o excesso de pisoteio, a disposição de resíduos sólidos, a construção civil em locais impróprios, a pressão imobiliária, a introdução de espécies exóticas e a supressão de vegetação fixadora de dunas foram os principais problemas ambientais encontrados. Como técnicas para a recuperação da área foram escolhidas: o isolamento da área, a construção de passarelas para o acesso à praia, o controle de espécies exóticas, a semeadura e o plantio de espécies vegetais presentes no ambiente, a transposição do solo e o uso de ilhas de galharia. Além disso, deverá ser realizado o trato silvicultural e o monitoramento da área, assim como um trabalho de educação ambiental junto à população local.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1167
Aparece nas coleções:Monografia (EDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Scussel.pdfMonografia1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.