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http://repositorio.unesc.net/handle/1/11489
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ostetto, Lucy Cristina | - |
dc.contributor.author | David, Leticia de Olvieira | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T20:32:13Z | - |
dc.date.available | 2025-01-28T20:32:13Z | - |
dc.date.created | 2024-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/11489 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na forma de artigo como requisito parcial para a conclusão do Curso de Graduação em História, na Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da crescente premência da preservação da ancestralidade e cultura dos povos originários, este trabalho propõe a reflexão acerca de como a cultura indígena é representada em espaços de educação não formais, especificamente o museu. Surgindo como espaço de salvaguarda de memórias, ele desempenha um papel educacional importante para transmissão e preservação de histórias e culturas. O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, localizado no município de Orleans-SC, por meio da exposição “Povos Indígenas: Registros dos Povos Xoklengs em Orleans e Região Sul Catarinense” constrói narrativas e representações que possibilitam reflexões críticas sobre como ainda é visto e concebido o imaginário sobre o povo indígena Laklãnõ Xokleng. Desde o processo genocida de colonização e as práticas sistémicas de massacre, que não assasinaram apenas corpos mas também outras concepções de mundo e cultura. Este trabalho está estruturo em dois tópicos. O primeiro discorrerá sobre a origem do museu e sua função social aludindo Bruno Brulon e Mário Chagas. O segundo tópico irá analisar a exposição por meio do embasamento teórico do livro “Os condenados da terra” de Frantz Fanon e “Descolonizar o Museu” de Fraçoise Vergès. Ainda abordará como os espaços não formais de ensino, como o museu, contribui de forma significativa para um ensino decolonial em diálogo. Com considerações finais a partir da descolonização do imaginário construido acerca da cultura indígena Laklãnõ Xokleng e a importância de pensar um pós museu, como espaço de reparação histórica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Laklãnõ xokleng | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Exposição | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Decolonial | pt_BR |
dc.title | ‘Exposição sobre o povo Laklãnõ Xokleng no Museu ao ar livre Princesa Isabel - Orleans, SC: uma experiência de (des)colonização?' | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Leticia de Oliveira David.pdf | TCC | 852,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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