Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11252
Título: Percepção dos professores de uma universidade do sul catarinense acerca da destinação, por meio do imposto de renda pessoa física para o FIA e o FDI
Autor(es): Marcelino, Chandelen Tibinkoski
Orientador(es): Menegali, Manoel Vilsonei
Palavras-chave: Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)
Fundos de incentivo
Organizações da Sociedade Civil
Contadores
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do Grau de bacharel, no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com Linha de Pesquisa em Contabilidade Ambiental e Responsabilidade Social.
Resumo: Há muita desinformação a respeito da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), principalmente da possibilidade de destinação, na qual o contribuinte optante do modelo completo, pode destinar até 6% do valor devido, por meio da declaração anual, para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI). Dessa maneira, o trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos professores do ensino superior de uma universidade do sul catarinense, acerca da destinação da parte disponível do imposto de renda devido, para o FIA e FDI. Dessa forma, aplicou-se um questionário de perguntas abertas e fechadas, por meio do WhatsApp e E-mail. A pesquisa se qualifica como quantitativa-qualitativa, descritiva e de levantamento. Os dados levantados pela pesquisa se resumem a percepção, conhecimento, interesse e opiniões dos respondentes acerca da destinação por meio do IRPF. Conclui-se, que apesar do alto nível de instrução, ainda há muita falta de conhecimento a respeito do tema, principalmente do modo de fazer a destinação para os fundos, entretanto foi possível analisar também que há muito interesse em aprender e conhecer mais a respeito do assunto, principalmente por meio de um profissional de contabilidade e campanhas. Por fim, foi possível concluir, que é necessário que as divulgações não sejam somente informando que é possível destinar e sim como fazer, como os recursos arrecadados são utilizados e quais organizações estão recebendo estes recursos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11252
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Chandelen Tibinkoski Marcelino.pdfTCC605,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.