Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11095
Título: Avaliação do comportamento de desgastes de ferramentas de corte de metal duro em usinagem de ferros fundidos cinzentos FC 15
Autor(es): Brocca, William da rocha
Orientador(es): Rocha, Márcio Roberto da
Palavras-chave: Desgaste
Usinagem
Ferro fundido
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obtenção de Grau de Engenheiro de Materiais, no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O entendimento do processo de fabricação de usinagem passa pelo estudo de fenômenos de qualidade superficial do material usinado, mecanismos de desgaste de ferramentas e a influência dos parâmetros de corte. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho é comparar o desempenho e desgaste de duas ferramentas de corte de diferentes fabricantes e avaliar qual é a mais indicada para polias fabricadas em ferro fundido cinzento FC 15. O procedimento adotado para elaboração deste trabalho foi, usinar as peças em torno C.N.C e medir desgastes de flanco e cratera, variação de dureza, formação de cavacos e rugosidade média dos componentes usinados. Foram usadas ferramentas de metal duro dos fabricantes Kennametal e Tungloy com a geometria WNMA. Foi possível avaliar que o desgaste de cratera cresce consideravelmente em altas velocidades de corte e é o tipo de desgaste que mais influência a vida útil da ferramenta e que a partir da velocidade de 400 m/min as ferramentas desgastam de maneira considerável.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2010
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11095
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.