Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11070
Título: Caracterização do efluente gasoso de umidade de secagem flexográfica de indústria do sul catarinense
Autor(es): Zanelatto, Cristiani Coral
Orientador(es): Peterson, Michael
Palavras-chave: Impressão flexográfica
Indústria de embalagens plásticas
Solventes
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do Grau de Engenheiro, no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com Linha de Pesquisa em Polímero.
Resumo: O processo de flexografia possui a facilidade de imprimir sobre diversos substratos, geralmente em embalagens plásticas. Apresenta como vantagem a secagem rápida e resistência a diversas variações de temperatura. A evaporação do solvente é o principal mecanismo de secagem no processo de flexografia. Atualmente existe um esforço no sentido de diminuir o uso de solventes, com este intuito buscou-se determinar a quantidade de solvente utilizado no processo. Determinou-se a vazão volumétrica na tubulação do processo de flexografia. Avaliou-se a análise química dos gases presentes no processo. Pelos resultados obtidos a empresa consome em média 51,66 kg/h de solvente no processo. A determinação de vazão foi determinada em 2.847,41 Nm3 /h, em condições normais.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2009
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11070
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.