Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11048
Título: Uso de anortosito para formulação de porcelanato
Autor(es): Dias, Douglas de Lima
Orientador(es): Bernardin, Adriano Michael
Palavras-chave: Rejeito de mineração
Porcelanato
Anortositos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de engenheiro de materiais no curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O objetivo do presente trabalho consiste na implantação de um anortosito, que e um rejeito oriundo das jazidas 67e 72 da empresa Colorminas colorificio e mineração LTDA, em uma massa cerâmica de porcelanato, a partir daí verificar seu comportamento e dentro desta massa. Os anortositos foram submetidos à análise de difratometria de raio x e análise química, para verificar os minerais presentes e a composição química de seus óxidos. Para verificar o comportamento dos anortositos usou-se uma massa de porcelanato padrão da empresa com a adição dos anortositos e através de modelagem de misturas chegou-se a onze formulações que possibilitam a leitura, por analise de variância e superfície de respostas, do comportamento de cada matéria prima dentro das formulações através de ensaios físicos e mecânicos. Através dos resultados comprova-se a viabilidade do uso dos anortositos em massas cerâmicas, seu comportamento dentro das formulações mostra que os anortositos servem como densificador de massas cerâmicas, mostrando-se um produto vendável e com ótimas propriedades dentro deste segmento.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2008
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11048
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.