Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10924
Título: Hormonização e identidade de gênero: avaliação do uso de hormônios em pessoas transgêneros em uma cidade do sul catarinense
Autor(es): Juvêncio, Emília Demarchi
Zeferino, Gabriel
Orientador(es): Machado, Davi Francisco
Palavras-chave: Pessoas transgênero
Hormonização
Processo Transexualizador
Transexuais
Travestis
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: O desamparo e a ausência de acompanhamento profissional adequado ainda são realidades no atendimento à saúde de pessoas transgêneros, principalmente, daquelas que buscam a hormonização por meio do processo transexualizador. Diante desses fatores, avaliou-se o processo da hormonização e os seus desafios para esses indivíduos em Criciúma, uma cidade do sul catarinense. Foram aplicados, por meio do método bola de neve, 31 questionários online, que investigavam o perfil socioeconômico; o processo transexualizador; os procedimentos realizados; e o acesso e os direitos ao Sistema Único de Saúde (SUS) dessas pessoas, as quais se autodeclararam transexuais e/ou travestis; e tinham idade mínima de 18 anos. Observou-se, assim, que uma parcela significativa dos entrevistados vivenciou situações de preconceito e de discriminação durante as consultas, levando ao uso hormonal sem acompanhamento médico e ao afastamento do cuidado em saúde. A partir desse cenário, constatou-se a necessidade de um serviço especializado no município de Criciúma (SC) para esse público.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10924
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.