Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10918
Título: Progressão da independência funcional em pacientes amputados atendidos em um Centro Especializado em Reabilitação
Autor(es): Gomes, Andressa Regina
Siqueira, Yuri Santos
Orientador(es): Colonetti, Tamy
Co-orientador: Madeira, Kristian
Palavras-chave: Amputação
Estado funcional
Amputados - Reabilitação
Fisioterapia
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Avaliar a progressão da independência funcional em pacientes amputados atendidos em um Centro Especializado em Reabilitação. Método: Estudo observacional analítico transversal com amostra censitária em pacientes atendidos em um Centro de Reabilitação, mensurando a progressão durante a reabilitação e sua independência funcional foi mensurada a partir do instrumento de medida de independência funcional (MIF). A coleta das informações foi realizada a partir de prontuários dos pacientes entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. A comparação entre os resultados da escala MIF antes e depois do tratamento foi feita pelo teste T de Wilcoxon. Resultados: Participaram 65 pacientes, a maioria homens, cuja principal causa de amputação foi Diabetes Mellitus, seguida por acidentes traumáticos. Houve melhora significativa na MIF após a reabilitação (p<0,001), com 98% dos pacientes atingindo independência completa ou modificada. Conclusão: A reabilitação melhorou a independência funcional dos pacientes amputados. A abordagem multidisciplinar aumentou a autonomia e a qualidade de vida.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10918
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.