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http://repositorio.unesc.net/handle/1/10856
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Miziescki, Mikael | - |
dc.contributor.author | Rafaela, Barcelos | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-21T23:19:49Z | - |
dc.date.available | 2024-06-21T23:19:49Z | - |
dc.date.created | 2023-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/10856 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do Grau de Bacharel, no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com Linha de Pesquisa em Processos e Poéticas: Tecnologias. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar as influências da Umbanda na constituição da identidade cultural da região de Criciúma por intermédio da pesquisa, do registro e da arte contemporânea. Trata-se de uma análise a partir das contribuições da Umbanda no patrimônio cultural local, evidenciando sua importância em uma região onde encontra-se invisibilizada e negligenciada devido à hegemonia cristã, branca e eurocêntrica. A pesquisa desdobra-se levando em consideração o seguinte problema: quais as contribuições da Umbanda para a identidade cultural da região de Criciúma? Para dissertá-la, utiliza-se de estudos socioculturais, saída de campo e análise do mecanismo da arte em meio a esse problema, condensados em uma instalação artística com o intuito de ocupar o espaço cultural em Criciúma e promover a disseminação umbandista no local. Para tal, esta pesquisa se apropriou de conceitos e problematizações de um referencial teórico composto por pesquisadores, professores, artistas e historiadores, a destacar Iolanda Manoel Lima et al. (2008), Cristiana Tramonte (2001), Diamantino Trindade (2014), Babá Mário Filho (2021), e Mikael Miziescki (2021). Apresentou-se uma instalação artística intitulada “Agô” se apropriando destes conceitos e contextos, relacionando a arte à umbanda a partir de elementos representativos da religião. Dessa forma, notou-se a necessidade do registro para que a memória afro-brasileira seja preservada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Criciúma - SC | pt_BR |
dc.title | “Vou levar flores para o mar”: umbanda e arte na região de Criciúma - Santa Catarina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Rafaela Barcelos.pdf | TCC | 140,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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