Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10717
Título: Finanças pessoais: uma análise entre múltiplas áreas do conhecimento
Autor(es): Marcelino, Cahuana da Silva
Orientador(es): Santos, Ana Paula Silva dos
Palavras-chave: Organização financeira
Comportamento financeiro
Planejamento financeiro
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A organização financeira é importante para o comportamento adequado em relação ao uso do dinheiro e se torna indispensável para um melhor desenvolvimento financeiro. Neste contexto a pesquisa objetiva compreender o comportamento financeiro de acadêmicos de diversas áreas do conhecimento da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Para o alcance do objetivo geral foi proposto uma pesquisa qualitativa, descritiva, levantamento, com a utilização de questionário. Foi aplicado um questionário nos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia Química/Produção e Pedagogia em três áreas do conhecimento em uma universidade comunitária localizada no extremo sul catarinense. A maioria das respondentes são do sexo feminino, tendo a maior faixa etária entre 21 e 25 anos, e uma renda salarial de R$1.320,00 a R$2.640,00. No que diz respeito a organização financeira, mais da metade dos acadêmicos possuem o hábito de se organizar e consideram as suas finanças organizadas, sendo que a grande maioria se organiza por meio do Excel. Percebe-se que no curso de Ciências Contábeis a maioria dos respondentes consideram o seu conhecimento sobre finanças como bom, já em relação ao demais cursos os acadêmicos consideram seus conhecimentos razoáveis. Sendo assim, foi possível conhecer o perfil dos acadêmicos e constatar a importância de abordar sobre a organização financeira, pois, reflete um grande impacto na vida dos indivíduos tanto a curto e longo prazo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10717
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cahuana da Silva Marcelino.pdfTCC788,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.