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http://repositorio.unesc.net/handle/1/10328
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Antunes, Luciano | - |
dc.contributor.author | Vieira, Marcelo Keller | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-08T18:55:57Z | - |
dc.date.available | 2023-09-08T18:55:57Z | - |
dc.date.created | 2022-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/10328 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | Torna-se cada vez mais difícil prender a atenção dos alunos aos assuntos abordados nas salas de aula. Isso deve-se ao fato de que por terem contato desde cedo com a tecnologia, eles se acostumam com a velocidade das informações providas pela internet alterando assim a forma como aprendem. Novas metodologias visam integrar a tecnologia em favor do ensino, tornando o ensino mais interessante e próximo a vivência dos jovens. Uma das tecnologias utilizadas, a Realidade Aumentada Móvel, tira proveito da ubiquidade dos celulares para promover experiências de ensino interativas em que o aluno pode tornar-se o principal ator no seu aprendizado. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação móvel capaz de ler marcadores que auxilie no ensino da História da Arte. O sistema é composto pelo app, desenvolvido para Android utilizando a plataforma Unity, a extensão Vuforia e pelos marcadores que servem como âncoras no mundo real. Os marcadores, quando lidos pelo app, apresentam modelos tridimensionais relativos a diferentes períodos artísticos. O aplicativo apresentou resultados satisfatórios, sendo possível a criação de uma aplicação capaz de ler e interpretar os marcadores e oferecer uma nova perspectiva de aprendizagem para os estudantes. Das ferramentas utilizadas (Unity, Vumark, Adobe Illustrator), apenas o script de criação de VuMarks não teve o funcionamento esperado, optou-se então por utilizar marcadores baseados em imagens. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada baseada em marcadores | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada móvel | pt_BR |
dc.subject | História da arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Meios auxiliares | pt_BR |
dc.title | Realidade aumentada móvel no desenvolvimento de uma aplicação baseada em marcadores para auxílio do ensino da História da Arte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (COM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Marcelo Keller Vieira.pdf | TCC | 631,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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