Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10253
Título: Estudo dos indicadores financeiros e das contas patrimoniais na gestão pública: uma análise da prefeitura de Criciúma - SC
Autor(es): Basílio Filho, Samuel
Orientador(es): Menegali, Manoel Vilsonei
Palavras-chave: Transparência na administração pública
Indicadores financeiros
Contas patrimoniais
Gestão pública
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A transparência na gestão pública é considerada um dos pilares fundamentais para um governo democrático. A divulgação de informações pelos órgãos públicos é de interesse da sociedade todo, garantindo uma tomada de decisões mais informada e a prestação de contas efetiva. Observou-se que a maioria dos estados brasileiros enfrentou uma queda significativa na arrecadação tributária e, consequentemente, um aumento do endividamento. Diante desse contexto, este estudo visa analisar o comportamento dos indicadores financeiros e das contas patrimoniais da Prefeitura de Criciúma-SC. A pesquisa foi realizada por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), onde foram analisadas as demonstrações contábeis do período de 2014 a 2022 da Prefeitura de Criciúma-SC. O estudo dos indicadores financeiros e contas patrimoniais na gestão pública é crucial para compreender a situação financeira e patrimonial de instituições públicas, como a Prefeitura de Criciúma-SC. A análise desses indicadores revelou eficiência na utilização de recursos, controle de ativos e passivos, exigindo monitoramento constante, capacitação dos profissionais envolvidos e compromisso com eficiência, transparência e responsabilidade na gestão pública.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10253
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samuel Basílio Filho.pdfTCC702,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.